ASSESP (página inicial)

Associação dos Servidores Civis da Segurança Pública de Santa Catarina

Visitante

facebook ASSESP twitter ASSESP youtube ASSESP

COMUNICAÇÃO :: NOTÍCIAS

Agente coleciona conquistas para além da carreira policial

Nem só de trabalho vive o servidor da segurança pública. A preocupação com a saúde tem levado cada vez mais agentes a praticar atividades físicas regulares, nas suas horas de folga. Isso é fato comprovado, não apenas em Santa Catarina, mas em vários outros estados do país. O que pouca gente sabe, no entanto, é que muitos desses servidores, que começaram a se exercitar apenas para cuidar da saúde ou por puro lazer, acabaram se tornando atletas de sucesso, em várias modalidades.

É o caso, por exemplo, do agente de polícia civil, Luiz Pellizzaro, de Concórdia. Aos 61 anos, ele coleciona hoje um invejável acervo de 40 medalhas e 11 troféus, fruto de um trabalho de apenas 11 anos como atleta amador em diversas provas de corridas pelo Brasil afora. Primeiro cidadão do município a ingressar na Polícia Civil de Santa Catarina, Pellizzaro iniciou na prática esportiva em 2006, com algumas corridas leves no Parque de Exposições da cidade. “Comecei apenas por lazer e também para cuidar da saúde”, explica. Como frequentador regular do parque, acabou sendo convidado pelo professor de educação física, Epitácio de Vargas, a fazer parte de um futuro clube de atletismo, que tinha como objetivo juntar todos os praticantes da modalidade na região. Pellizzaro se interessou pela proposta e até hoje permanece em atividade no Clube dos Corredores de Concórdia, cujo trabalho atualmente está voltado para o atendimento de menores de idade.

Ainda em 2006, com o apoio do Clube, o Agente de Polícia Civil que ingressou por concurso público na instituição em 1980 passou a competir em diversas provas. Sua primeira competição foi 1ª Corrida Rústica de Herval do Oeste, onde conquistou o quinto lugar no pódio de sua categoria. Junto com a primeira medalha, veio também o incentivo e a coragem para continuar na prática do atletismo. "Foi um hobbie que acabou se transformando numa paixão, um vício saudável", brinca.

Dali em diante, Pellizzaro não parou mais. Foram inúmeras corridas rústicas (com provas de 5, 10 ou 15 km), e meias maratonas (provas de 21 km), nas mais diversas modalidades, com destaque para a participação na 89ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, a mais marcante de sua trajetória, que ele mesmo classifica como "uma verdadeira grande confraternização para os atletas". Mesmo nunca tendo atuado como profissional, já que se considera um “legítimo atleta amador”, Pellizzaro enumera uma série de momentos relevantes em sua carreira, como o Circuito de Corridas de Erechim (RS), em 2011, onde conquistou seu primeiro troféu, e o segundo lugar geral na série de corridas daquela cidade, naquele mesmo ano.

Depois de percorrer 37 anos na carreira policial, ultrapassando obstáculos em diversos cargos, o atual Examinador de Trânsito da Delegacia Regional de Concórdia não cansa de lembrar os momentos que marcaram esses últimos 11 anos como atleta amador. "Nunca vou esquecer a minha primeira medalha, em 2006, e dos vários atletas com mais de 70 anos que participaram das mais diversas competições ao meu lado, nos provando que a idade não é nenhum empecilho quando há motivação, servindo como um belo exemplo aos mais jovens", conta. Ele lembra ainda da corrida do Contestado, de 50 Km, em 2014, no município de Irani (SC), que era disputada em quartetos em meio à mata. "Assim como eu, diversos atletas acabaram se perdendo em meio ao trajeto, mas mesmo assim ainda conquistamos o segundo lugar geral e ali consagrei meu quarto troféu da carreira", relembra. O atleta e policial civil Luiz Pellizzaro presenciou diversas cenas emocionantes ao longo da última década. "É impossível não lembrar aquelas pessoas que, depois de subirem no pódio, choravam de emoção, não só pela conquista da medalha, mas principalmente por terem conseguido recuperar a saúde através da atividade física, após terem enfrentado graves enfermidades", diz.

Comentários:

Últimas Notícias

Colégio Energia fecha convênio com a ASSESP

Colégio Energia fecha convênio com a ASSESP

Divulgada a lista dos contemplados para a Sede Social na temporada

Divulgada a lista dos contemplados para a Sede Social na temporada

Sorteios das vagas para a Sede Social acontecem nos próximos dias 6 e 7

Sorteios das vagas para a Sede Social acontecem nos próximos dias 6 e 7