21 de abril: Dia do Policial Civil

Neste sábado, 21 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Policial. A homenagem, em alusão à figura de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos mártires da pátria, foi instituída pelo decreto nº 9.208 de 29 de abril de 1946, durante o governo do então presidente da república, Eurico Gaspar Dutra.

O começo da Polícia Civil no Brasil, entretanto, data de muito antes, com Martim Afonso de Sousa, em 1530, pensada inicialmente com o objetivo de combater os traficantes franceses e fundar núcleos de povoamento no litoral, promover a justiça civil e criminal e nomear funcionários públicos. Já o termo “civil” tem origem no decreto imperial nº 3.598 de 27 de janeiro de 1866, que criou a guarda urbana no município da Corte e dividiu a polícia em civil e militar.

Ao comemorar a passagem desta data importante, a ASSESP reafirma seu compromisso com os projetos de melhoria das condições salariais e de trabalho de todos os policiais civis catarinenses, ao mesmo tempo em que reforça seus objetivos institucionais em defesa dos interesses sociais, recreativos e culturais de seus associados.

Parabéns a todos os policiais civis de Santa Catarina!